Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Averbação Imprimir

Tópicos

1-O QUE É

2- DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

3- COMO FAZER

4- LOCAIS

5- VALOR

O que é

A Carteira Nacional de Habilitação - CNH, tem validade em todo o território nacional. Contudo, para o motorista ter acesso aos serviços prestados pelo DETRAN-CE (renovação da carteira, emissão de segunda via, outros) deve, necessariamente, transferir seu registro para o Ceará. A transferência de registro é feita via sistema informatizado. Nos casos em que o motorista não está cadastrado, é responsabilidade do DETRAN do Estado de domínio inserí-lo no Sistema RENACH para que o DETRAN-CE possa cadastrá-lo em sua base de dados.
topo

Documentação Necessária

- Carteira Nacional de Habilitação - CNH - original e cópia;

- Documento de Identidade - original e cópia;

- CPF - original e cópia;

- Comprovante de endereço - original e cópia ou Escritura Pública Declaratória e/ou a Declaratória Particular.  (Ver Portaria)  (Ver Declaração de Residência)


O condutor que ainda não tenha freqüentado o Curso de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros, deverá se submeter ao Curso de Atualização para a Renovação da C.N.H., ou, realizar a prova, envolvendo as duas disciplinas citadas, no âmbito do DETRAN / CE.

topo

Como Fazer

- Dar entrada na documentação no DETRAN-CE, receber a guia de arrecadação da taxa respectiva, e realizar o devido pagamento nas agências do BANCO DO BRASIL, BRADESCO, CAIXA ECONÔMICA E CASAS LOTÉRICAS;

- Fazer, no Posto de Atendimento do DETRAN / CE, a captura das imagens (foto, assinatura e digital), junto à Empresa Terceirizada INTERPRINT;

- Receber a CNH. DESDE QUE O CONDUTOR ESTEJA DEVIDAMENTE CADASTRADO E SEM IMPEDIMENTO NO DETRAN DE ORIGEM.

Observação: A entrega da CNH passou a ser feita pelo DETRAN-CE exclusivamente pelos Correios, via Sedex. O usuário que realizar qualquer procedimento para obtenção da sua CNH: 1ª via, 2ª via, Renovação vai agora receber o documento com mais comodidade em sua residência, via Sedex, dos Correios. Por isso, mantenha sempre atualizado o seu endereço no DETRAN-CE.

Se o condutor não estiver devidamente cadastrado no Sistema RENACH, será instaurado o procedimento administativo junto ao DETRAN do Estado de domínio.
topo

Locais

- Sede do DETRAN-CE;

- Postos de Atendimento de Fortaleza: Messejana, São Gerardo, RioMar e Iguatemi;

- Sede das Regionais e Comissões Volantes de Habilitação do Interior do Estado do Ceará.
topo

Valor

Veja aqui os valores de taxas dos procedimentos

topo
 

Calendário

Junho 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30