Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Controladoria Regional de Trânsito Imprimir

Tópicos

1- O QUE É

2- COMPETÊNCIAS DA CONTROLADORIA REGIONAL DE TRÂNSITO - CRT

3- OS CENTROS DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES - CFC

4- LOCAL

O que é

É o setor que visa regulamentar o credenciamento de instituições ou entidades públicas ou privadas para o processo de capacitação, qualificação e atualização de profissionais, e de formação, atualização, de candidatos e condutores no processo de habilitação.

topo

Competências da Controladoria Regional de Trânsito - CRT

- credenciar, certificar e auditar privativamente os Centros de Formação de Condutores-CFC's;

- credenciar os profissionais que atuam nas referidas instituições ou entidades credenciadas, vinculando-os a estas e disponibilizando-lhes senhas pessoais e intransferíveis;

- apurar irregularidades praticadas por instituições ou entidades e pelos profissionais credenciados, por meio de processo administrativo, aplicando as penalidades cabíveis previstas na Resolução 358/2010 CONTRAN.

- O funcionamento do Centro de Formação de Condutores-CFC deverá ser acompanhado de forma permanente pela Controladoria Regional de Trânsito - CRT que o certificou, bem como pelo órgão de trânsito competente para credenciamento.

topo

Os Centros de Formação de Condutores - CFC

Os Centros de Formação de Condutores - CFC's são empresas particulares ou sociedade civis, constituídas sob qualquer das formas previstas na legislação vigente.

São empresas que devem ter como atividade exclusiva, o ensino teórico e/ou prático, visando a formação, atualização e reciclagem de candidatos e condutores de veículos.

São empresas certificadas pela Controladoria Regional de Trânsito-CRT, e credenciadas pelos órgãos executivos de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal, possuindo administração própria e corpo técnico de instrutores com cursos de especialização, objetivando a capacitação teórico/prática de condutores de veículos automotores.

Os CFC'S, podem ter a seguinte classificação:

I - “A” – teórico técnico, II - “B” – ensino prático de direção, III – “AB” – ensino teórico técnico e de prática de direção.

Conheça na íntegra, Resolução nº 358/2010-CONTRAN e Portaria 251/2007 DETRAN, que regulamenta o registro e funcionamento dos Centros de Formação de Condutores

topo

Local

 A CRT funciona no bloco da habilitação, sito à Av. Godofredo Maciel 2.900, Maraponga. O horário funcionamento de 08hs às 17hs. Sendo o horário de atendimento aos CFC's, de 08:hs às 12hs. Telefone : 3101-5854.

topo

 

 

Calendário

Abril 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5