Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Campanhas na mídia nacional Imprimir
 
Campanhas Educativas na Mídia Nacional

Semana Nacional de Trânsito 2011

        panfleto semana transito 2011 menorO DETRAN-CE inicia no próximo sábado (17) a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 deste mês, com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito - 2011/2020: Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, em que remete à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que propõe reflexão dos usuários para que Pare, pense e mude o seu comportamento na via pública, na sua condição de motorista, passageiro e pedestre.

 Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, foram registradas, em 2009, cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países. No Brasil, a estimativa foi de 35 mil pessoas que morreram por acidentes no trânsito, das quais 2 mil crianças.

 A campanha neste ano será realizada em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu e Aracati, em que equipes visitarão bares e restaurantes, em uma ação educativa, para sugerir aos integrantes da roda de amigos, em torno de uma mesa, que o motorista da vez não beba e leve todos de volta para casa com segurança.

 Mesmo com a Lei Seca, em vigor desde junho de 2008, há ainda registro de casos de acidentes provocados por motoristas alcoolizados. As equipes utilizarão material de divulgação, como papel bandeja (tipo jogo americano), bolacha para copo e adesivo para carro. Faixas também serão afixadas nesses cinco municípios, alertando para a prudência no trânsito.

 Em Fortaleza, as visitas das equipes acontecerão de 17 a 25 deste mês, iniciadas a partir das 17 horas, em bares e restaurantes da Aldeota, Maraponga, Conjunto Ceará, Parangaba, Parquelândia e Messejana. Sábado, a visitação começa às 18 horas. Domingo (18) será nas Barracas da Praia do Futuro. E de segunda-feira a sexta-feira, o trabalho terá início às 20 horas.

 A van que conduzirá as equipes estará envelopada com o símbolo da campanha (uma mão, como alerta para parar, pensar e mudar a atitude no trânsito. E em Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu e Aracati haverá uma equipe para cada município, nos dias 22, 23 e 24 (de quinta a sábado).

 Haverá ação domingo, a partir das 10 horas, na Avenida santos Dumont, próximo à Praça 31 de Março, com a distribuição de panfletos e adesivos para carros. A unidade móvel de educação de trânsito vai atuar em vários bairros da cidade, em dias e horários diferentes: domingo (18): Parque do Cocó (manhã) e Beira-Mar (noite); segunda-feira (19): Lago Jacareí (noite); terça-feira: Conjunto Ceará (noite); quarta-feira: Praça Luiza Távora (noite) e de quinta-feira a domingo (25): Avenida Beira Mar (noite).

 Faz parte ainda do calendário da Semana Nacional de Trânsito, elaborado pelo DETRAN-CE, a entrega de prêmios a 10 alunos do ensino fundamental, de escola pública e privada, da faixa etária de 6 a 10 anos, vencedores do concurso de desenhos na temática trânsito. Os desenhos foram realizados pelas crianças que participaram das atividades na Escola de Educação de Trânsito durante os últimos 12 meses, em visita guiada agendada previamente pelas escolas. O pedido de agendamento pode ser através do seguinte e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . ou pelo telefone 3101.5898.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa - 3101.5813 e 3101.5819
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.                      

 

 

 


Semana Nacional de Trânsito 2009

DETRAN-CE abre a Semana Nacional de Trânsito às 9 horas da próxima sexta-feira, dia 18, em solenidade na Escola de Educação para o Trânsito, que funciona na sede do órgão (Avenida Godofredo Maciel, 2.900, Maraponga). A Semana acontece em todo o Brasil de 18 a 25 de setembro, com o destaque para o tema deste ano "Educação de trânsito".  Durante toda a semana, haverá blitze educativas nas vias de Fortaleza e do Interior do Estado.

A programação da Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e realizada pelos órgãos executivos de trânsito de todo o País, consta ainda da visitação de crianças, das 9 às 13 horas, do próximo domingo, dia 20, à unidade móvel de Educação para o Trânsito, na Avenida Sebastião de Abreu, no Parque do Cocó, onde acontece, sempre aos domingo, uma programação da Secretaria dos Esportes do Estado. Essa unidade, que atua no Estado desde o ano passado, já atendeu a mais de 2 mil crianças, que podem brincar de guiar veículos, por controle remoto, em uma minicidade, com sinalização horizontal e vertical, feita de peças da Lego, além de assistirem à vídeos e participarem de palestras.

A Escola de Educação para o Trânsito, inaugurada em maio último, com investimento de R$ 1,6 milhão, é a primeira do Nordeste com a estrutura de mil metros quadrados e pista de teste de 600 metros quadrados (toda asfaltada), com visita agendada e guiada para alunos das escolas públicas e privadas, da faixa etária de 6 a 16 anos. Desde maio, quando foi inaugurada, recebe diariamente uma média de 100 estudantes, nos dois turnos do dia, com 3 horas/atividades. Mais de mil alunos já visitaram o equipamento. A programação de visitas de escolas já está preenchida até outubro. O agendamente é para o mês de novembro e pode ser feito pelo telefone 3101.5898.

A Escola de Educação para o Trânsito tem área coberta de mil metros quadrados, além de 600m  quadrados de pista de teste (toda asfaltada e sinalizada), abrigando auditório de 60 lugares, com equipamento de projeção e telão, sala de lanche, sala de controle, com cinco cadeiras de automóveis, com tela de LCD de 26 polegadas, para jogos virtuais de trânsito, sala de atividades, com nove bancadas para montagem de minicidades, lan house, com 16 cabines, equipadas com três jogos de educação de trânsito, dois dos quais desenvolvidos pela equipe de informática do DETRAN.

Uma das atrações da Escola é a minicidade, sobre uma plataforma de 40 metros quadrados, construída com 150 mil peças da Lego, formando a cidade, com miniaturas de equipamentos da cidade, como Theatro José de Alencar, Centro Cultural Banco do Nordeste,  Mercado Central, Praça do Ferreira, Castelão, Aeroporto, Ginásio Paulo Sarasate, Mausoléu do Ex-Presidente Castelo Branco.

O Superintendente do DETRAN-CE, João Pupo, explicou que esse equipamento foi idealizado desde o início da atual gestão, para suprir o estado de um equipamento de educação exclusivamente para o trânsito. Segundo ele, a escola tem difundido a idéia de fazer com que as crianças aprendam, desde cedo, a respeitar as leis do trânsito, por meio de uma atividade que todos gostam: a diversão, com o manuseio de jogos educativos. Nos jogos virtuais, as crianças podem conduzir veículos, respeitando a faixa de pedestre, o sinal vermelho, o limite de velocidade, usando a sinalização do veículo para dobrar à direita ou à esquerda; e não estacionar em local proibido.

 

A SEGURANÇA DO SEU FILHO TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE PARA O DETRAN.

Em janeiro de 2010 entram em vigor as novas regras para o transporte de crianças em automóveis. Crianças com até 10 anos de idade deverão ser conduzidas apenas no banco traseiro e serão obrigadas a utilizar dispositivos de segurança específicos para sua faixa etária.

Será exigida a utilização de quatro dispositivos de retenção com o objetivo de estabelecer condições mínimas de segurança e reduzir o risco em casos de colisão ou desaceleração repentina do veículo.

 

1 - Crianças com até um ano de idade deverão utilizar, obrigatoriamente, o dispositivo de retenção Bebê Conforto.

2 -  Crianças com idade superior a um ano e inferior a quatro anos deverão utilizar o dispositivo de retenção Cadeirinha.

3 - Crianças com idade superior a quatro anos e inferior a sete anos e meio deverão utilizar o dispositivo de retenção Assento de Elevação.

4 - Crianças com idade superior a sete anos e meio e inferior ou igual a dez deverão utilizar o cinto de segurança do veículo.

 

 

 

 

Campanha Nacional de Trânsito.

 O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançou no dia 12 de outubro, durante a XII Meia Maratona Internacional, no Rio de Janeiro, a campanha “Ajude a salvar nossas crianças. Cuide delas no trânsito”. O evento, organizado pelo Denatran, contou com a participação de personagens dos contos infantis, como a Branca de Neve, o Lobo Mau e a Chapeuzinho Vermelho, protagonistas da campanha, e movimentou mais de duas mil pessoas presentes no local.

A campanha será veiculada até dia 11 de novembro e tem o objetivo de chamar a atenção de mães, pais e responsáveis sobre os cuidados que devem ser observados para a segurança das crianças no trânsito.

De acordo com estatísticas do Departamento, 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total, 818 morreram. O Denatran, com recursos do Fundo Nacional de Segurança e Educação para o Trânsito (Funset), investiu R$ 12,6 milhões para a veiculação de quatro filmes em emissoras de TV, spots de rádios, outdoors, busdoors, folderes e cartazes. O material impresso será encaminhado aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e às Secretarias de Educação.

 

Semana Nacional de Trânsito 2008.


 Educação para o trânsito será prioridade em 2008

Semana Nacional de Trânsito será voltada às crianças

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) com o objetivo de auxiliar na conscientização de pedestres, ciclistas e condutores sobre os deveres e direitos no trânsito priorizará em 2008 a educação para o trânsito. O Contran já regulamentou, por meio da Resolução 265/08, o trânsito como atividade extracurricular em instituições de ensino médio e prepara, agora, as diretrizes nacionais da educação no trânsito para a educação infantil e ensino fundamental.

Por isso, o Conselho definiu como tema da Semana Nacional de Trânsito de 2008, "a criança no trânsito". A escolha do tema tem o objetivo de sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. De acordo com estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), 21.199 crianças de 0 a 12 anos foram vítimas em acidentes de trânsito ocorridos no País em 2006. Desse total 818 foram vítimas fatais.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre os óbitos por acidentes envolvendo crianças de 0 a 14 anos os relativos ao trânsito aparecem em primeiro lugar. Em 2004 41,1% das mortes por acidentes foram no trânsito, seguidas por afogamento (26%), sufocação (13,4%), queimaduras (6,6%) e outros (12,9%)

A criança será o foco das ações educativas que serão realizadas no decorrer do ano, em especial durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro. As atividades educativas serão desenvolvidas por todos os órgãos e entidades que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

 

Semana Nacional de Trânsito 2007.

 

 O JOVEM E O TRÂNSITO

Jovem será tema das campanhas de trânsito em 2007

A Semana Nacional de Trânsito deste ano terá como tema "O Jovem e o Trânsito". A escolha, feita pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), visa levantar o debate sobre a importância de medidas que busquem a prevenção de acidentes envolvendo os jovens. No entanto, a intenção do Conselho não é somente de chamar a atenção do jovem para o respeito às leis de trânsito, mas propor a discussão sobre como toda a sociedade pode contribuir para um trânsito mais seguro.

Dos acidentes ocorridos no país em 2004, cuja idade do motorista foi informada, cerca de 44% dos condutores envolvidos em acidentes com vítimas tinham menos de 29 anos. Em 2005 esse percentual subiu para 46%, sendo que 3,4% tinham menos de 18 anos. Diante da necessidade de conscientizar o jovem sobre a importância de uma direção defensiva, órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito desenvolverão diversas ações educativas, no decorrer deste ano, em especial, durante a Semana Nacional de Trânsito, de 18 a 25 de setembro.

"O Jovem e o Trânsito" também será o tema da I Semana Internacional de Prevenção de Acidentes de Trânsito, que será realizada pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde, em Genebra, entre os dias 23 e 29 de abril. Com essas iniciativas o Contran espera que os números de acidentes e principalmente o de vítimas seja reduzido, fazendo do trânsito um exemplo de civilidade e respeito ao próximo.

 

 

 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2