Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Instrutores das autoescolas conhecem novo sistema de exame de direção do Detran Imprimir

O novo sistema de exame prático de direção foi apresentado aos instrutores de Centro de Formação de Condutores ou autoescolas das cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, durante seminário realizado pelo Detran, em parceria com o Sindicato dos CFCs do Ceará – SindCFCS-CE, no final de semana, no auditório principal do Detran. Compareceram 150 profissionais que tem a tarefa de formar novos condutores.

O apresentação do sistema foi feita em duas etapas: uma teórica e outra prática. No auditório, eles participaram da apresentação da Gerente do Núcleo de Atendimento e Gestão de CNH, Luziânia Lima Vasconcelos, que falou sobre os novos processos dos serviços do Detran, com os avanços da tecnologia da informação.

Em seguida, a programação do seminário continuou com com a apresentação dos seguintes temas: 1-processos de Habilitação, pelo Gerente do Núcleo de Prontuário de CNH, Rodolfo Ribeiro, 2-Ética Profissional, pelo Gerente de Comunicação e Imprensa, Paulo Ernesto Serpa, 3-Ética e relações com o Estado, pelo assessor jurídico José Luiz Saldanha, e 4-Novo sistema do exame prático, pelo diretor institucional da Restart, Celivaldo Lira. A segunda etapa do evento foi realizada na área de exame, onde os instrutores tiveram a oportunidade de guiar os veículos com os equipamentos do novo sistema de telemetria e videomonitoramento. Com isso, as principais dúvidas foram esclarecidas.

No próximo sábado, também no auditório do Detran, outros 150 instrutores terão oportunidade de conhecer o novo sistema. Desta vez de municípios de regiões próximas da capital cearense. Mais dois eventos serão realizados: um em Sobral, reunindo os instrutores dos CFCs dos municípios da Região Norte: e em Juazeiro do Norte, reunindo instrutores dos CFCs dos municípios da Região Sul. As datas ainda serão definidas.

A Gerente do Núcleo de Gestão de CNH, Luziânia Lima, explicou que a mudança do paradigma ou da cultura da formação de novos condutores chegou para qualificar esse processo, que há quase 30 anos vigorava. Disse que isso se deve ao avanço da tecnologia da informação e à exigência da sociedade, que não pode mais conviver com índices alarmante e escandalosamente quase infinitos de acidentes e mortes no trânsito.

Afirmou que instrutores e examinadores representam uma fração do grupo responsável pela segurança no trânsito. Por isso, destacou que esses atores devem ter a consciência de assumir vanguarda do processo, deixando de lado questões menores do cotidiano, e abraçando ideias que visam a dar uma resposta à sociedade para a epidemia de acidentes e mortes no trânsito.

Participaram ainda o vice-presidente só SindCFCS-CE, Ary Lima, que representou o Presidente do Sindicato dos CFCs, Wellington Santos, e o Presidente do Sindicato dos Instrutores do Ceará, João Roseo Salgado Filho, e representante do Sest-Senat.


28.08.2017
GERÊNCIA DO NÚCLEO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



 

Calendário

Novembro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2