Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
Semana do Trânsito 2017: Detran entrega CNH para surdas, capacetes para motociclistas e contempla agricultores familiares Imprimir

Abertura Semana Nacional Transito 2017

A Semana Nacional de Trânsito 2017 acontece de hoje até a próxima segunda-feira, dia 25, com uma série de atividades em Fortaleza e no Interior do Estado, principalmente no Crato e Juazeiro do Norte, como o lançamento da peça de teatro “Chapeuzinho no vermelho”, uma adaptação feita pelo ator e diretor Hiroldo Serra, da Comédia Cearense, focada no personagem do lobo mau que se torna um infrator de trânsito, com avanço do sinal vermelho e dirigir alcoolizado.

Abertura Semana Nacional Transito 2017 3

O lobo infrator acaba preso pelo agente de trânsito, Titico, com a ajuda do chapeuzinho vermelho e da vovó, representados, respectivamente, por Luis Carlos, Erick Amaral, Erika Cardoso e Fernando Mena. A educadora de trânsito do Detran, Lucy Lopes, apresentou um trecho da sua Contação de estórias, cujo programa já foi mostrado a mais de 3 mil
crianças de escolas públicas e privadas.

Como parte da programação, mais três novos motoristas receberam na manhã desta segunda-feira a sua primeira Carteira Nacional de Habilitação – Lethycia Jales Maciel Batista de Holanda, Francisca Rafaella de Sousa Brito e Marina Figueira de Souza.

Abertura Semana Nacional Transito 2017 2


A novidade é que as três novas motoristas são surdas. Elas integram uma turma de 140 pessoas com deficiência (surdos), selecionadas pelo programa Carteira de Motorista Popular, que financia integralmente, para pessoas de baixa renda, o processo de obtenção da primeira carteira de motorista.

Por esse mesmo programa, seis novos condutores de motocicleta receberam um capacete, por terem recebido a CNH categoria A, específica para conduzir moto: Marília Ferreira Brito, Odair José Moraes Fernandes, ambos moradores do Eusébio, Antônio Amarante Silva Neto, Damião do Nascimento Gomes, ambos de Tauá, Crislene Bezerra de Abreu e João Victor da Silva Monteiro, ambos de Baturité. Carteira de Motorista Popular já selecionou 231 mil pessoas, das quais 127 mil já estão com a CNH em mão.

Abertura Semana Nacional Transito 2017 4


Outro programa social do Detran, citado na Semana Nacional do Trânsito, lançado pelo Governo do Estado, é a CNH Rural, que já selecionou quase 2 mil agricultores familiares, que também terão o processo de obtenção da primeira carteira de motorista. E na solenidade de abertura do evento receberam o certificado de contemplados os agricultores familiares  Sérgio Sobrinho e Cisclay de Sousa.

Na manhã de hoje, como parte da programação, foi iniciado o curso de formação de agentes de trânsito, com a 16ª turma, integrada por 50 agentes de trânsito e guardas municipais de 11 municípios.

O Superintendente do Detran, Igor Ponte, em seu pronunciamento, disse que considera o órgão de trânsito uma instituição pública amiga da sociedade, porque atua para preservar vida.  Lembrou o tema da campanha deste ano, “Minha escolha faz a diferença”, ao lembrar que se o motorista escolher avançar o sinal vermelho poderá colidir com outro veículo, provocando vítimas feridas ou vítimas fatais. Mais um exemplo: se o motorista escolher dirigir em velocidade acima da regulamentar para a via, e não respeitar o pedestre que faz a travessia sobre a faixa, poderá atropelar uma pessoa, ferindo ou matando. E mais um exemplo: se escolher beber em uma festa e dirigir, poderá matar ou morrer em um acidente de trânsito.

Igor anunciou que proximamente o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e do Detran, lançará mais dois programa: um em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, contemplando alunos do ensino público; e outro, em parceria com as Prefeituras Municipais, em que serão investidos R$ 150 milhões, em ações de sinalização vertical e horizontal, semáforos, calçadas e pavimentos, para que as cidades do Interior, que passaram a contar com o trânsito intenso e violento, possam dispor de equipamentos para dar mais segurança ao trânsito.

Participaram o Presidente da PRE, coronel Ronaldo da Sousa da Silva, Presidente do Cetran, Luís Tigre, presidente do Sindicato das Autoescolas, Wellington Santos, presidente do Sindicato dos Instrutores, João Róseo Salgado Filho, A Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência do Gabinete do Governador, Rebeca Cortez, o representante da PRF, o inspetor Azevedo, a ex-vereadora Toinha Rocha, dirigentes de Demutrans do Interior, além de diretores, gerentes e servidores do Detran.

PROGRAMAÇÃO

Durante a semana do trânsito, até próximo dia 25,  a programação é a seguinte: dia 19: ações educativas para alunos de escolas públicas na Escola de Educação para o Trânsito de Fortaleza e Sobral: ação educativa, com contação de histórias de trânsito, no Colégio Máximos, às 9h30min e às 14h; blitz educativa na Avenida Santos Dumont, das 17h às 21h: apresentação da peça “Chapeuzinho no vermelho, no auditório do IFCE de Juazeiro do Norte, às 19h; dia 20: ações educativas para alunos de escolas públicas em Fortaleza e Sobral (escola de trânsito): apresentação da peça Chapeuzinho no vermelho em Juazeiro do Norte e Crato: ação da unidade móvel de educação de trânsito no Crato, das 8h às 12h: e em Juazeiro do Norte, das 13h às 16h, no Memorial Padre Cícero; dia 21: ações educativas nas escolas de trânsito de Fortaleza e Sobral: ação da unidade móvel de educação de trânsito na Praia do Futuro, das 17h às 22h, com  a realização de blitz educativa: dia 22: ações educativas nas escolas de trânsito de Fortaleza e Sobral: ação educativa na unidade móvel no Lago Jacarey, das 17h às 21h, com blitz educativa.

O encerramento acontecerá segunda-feira, dia 25, das 8h30min às 10h, no auditório da Escola de Educação de Trânsito de Fortaleza e Sobral, com a apresentação da peça Chapeuzinho no Vermelho, e a entrega de prêmios para os alunos que realizaram os melhores desenhos, durante a visita que fizeram ao longo dos últimos 12 meses à escola de educação de trânsito de Fortaleza e Sobral.

18.09.2017
GERÊNCIA DO NÚCLEO DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.



 

Calendário

Outubro 2017
D 2a 3a 4a 5a 6a S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4