Secretarias e Órgãos

Telefones úteis

Redes Sociais

voltar imprimir
Aumentar texto Diminuir texto
AND realiza 63º Encontro Nacional dos Detrans Imprimir

Evento contou com a presença de autoridades, técnicos e dirigentes dos 27 órgãos estaduais de trânsito do Brasil

Com o propósito de buscar melhorias no trânsito do país promovendo ações inovadoras que contribuam com a mudança de comportamento da sociedade, a Associação Nacional dos Detrans (AND), realizou nos dias 13 e 14, em Brasília, o 63º Encontro Nacional dos Detrans (END). O evento que também marcou o último encontro do ano da entidade, contou com a presença de autoridades, técnicos e dirigentes dos 27 órgãos estaduais de trânsito do Brasil.

A mesa de abertura, foi composta pelo presidente da AND e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Antonio Carlos Gouveia; pelo Diretor Geral do Detran do Distrito Federal, Silvain Barbosa; e pelo presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves.   

Durante o uso da palavra, o presidente da associação agradeceu a presença de todos, ressaltando o sentimento de cumplicidade em razão das ações desempenhadas, ao longo dos últimos anos, por todos os integrantes que fazem parte do colegiado fortalecendo cada vez mais a entidade. 

“Essa é a última reunião do ano e também tem o objetivo de renovar as expectativas para 2019, pois, serão novos desafios, novos obstáculos e novos compromissos. Agradeço a disponibilidades de todos os diretores, todos os patrocinadores e parceiros que estão juntos construindo junto à associação uma política de trânsito mais efetiva”, salientou Gouveia. 

Foram debatidos durante a reunião, diversos temas de relevância para os departamentos de trânsito como: definições dos procedimentos para implantação da placa Mercosul; consolidação do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE); o uso de cadeirinha no Uber; implementação do CRLV digital; revogação da resolução 709/17, entre outros assuntos.   

Com o propósito de fortalecer a parceria entre as instituições, a presidência da AND também realizou durante a reunião, a assinatura de um convênio com a Seguradora Líder, empresa constituída por Seguradoras que participam do Consórcio do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat). 

HOMENAGENS

Na oportunidade, o presidente da AND representando os 27 departamentos de trânsito, realizou uma homenagem ao presidente do Denatran, Maurício Alves, fazendo a entrega da medalha Ordem do Mérito do Trânsito, em agradecimento pelo esforço e dedicação que o representante do órgão máximo vem desenvolvendo junto à associação na busca por um trânsito mais seguro.  

O END também contou com a presença do ministro da transparência, Wagner de Campos Rosário, que também recebeu a medalha Ordem do Mérito do Trânsito, por contribuir com ações voltadas para transparência e o combate à corrupção no país, reforçando o termo assinado em setembro de 2017 com todos os órgãos controle do estado de Alagoas, na buscar de firmar um compromisso em prol da fiscalização do transporte escolar. 

LANÇAMENTO DO LIVRO “NÓS SOMOS O TRÂNSITO”

Como forma de trocar experiências e disseminar a concretização de projetos que promoveram a mudança de comportamento de condutores, técnicos do Detran/AL ao lado do presidente da associação e da autarquia, realizaram na ocasião, o lançamento do livro “NÓS SOMOS O TRÂNSITO – Acidentes com motos. Como remediar esta epidemia?”.

A obra editada pelos servidores do Detran/AL: Antonio Monteiro, Edira Pólido, Renan Silva e Rosineide Honorato apresenta as ações e estudos do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) implantado no ano de 2016 em Alagoas e consiste também em um guia que busca apresentar ideias, conceitos, metodologias e práticas que contribuam para construção de outros planos e programas que promovam a redução dos índices alarmantes de acidentes envolvendo motos. 

“É uma alegria imensa e um orgulho enorme poder trazer esse projeto, que funcionou no estado de Alagoas, na cidade de Arapiraca, para os presidentes dos Detrans, pessoas que possuem o poder nas mãos de definir a segurança no trânsito e as políticas públicas em cada estado. Dessa forma, fizemos esse projeto para que possa ser bem utilizado, replicado e para que possa salvar vidas não só em Alagoas, mas em todo Brasil”, destacou o chefe de segurança no trânsito do Detran/AL e membro do Conselho Estadual de Trânsito de Alagoas (Cetran/AL), Antonio Monteiro.

FÓRUM PERMANENTE DAS OPERAÇÕES LEI SECA

Com a finalidade de unificar as ações que visam coibir a mistura de álcool e direção padronizando os procedimentos de fiscalização, a reunião também foi marcada pela aprovação da inserção da comissão do Fórum Permanente das Operações Lei Seca no estatuto da AND. Atualmente a comissão é composta por Alagoas, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Polícia Rodoviária Federal.

14.11.2018
NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E IMPRENSA DO DETRAN-CE
Fones: (85)3101.5813 e 3101.5823

Paulo Ernesto Serpa
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Joseane Oliveira
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Calendário

Decembro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5